sábado, 12 de março de 2016

Série "Aprendendo com os mais velhos" - Estofados Dorigon

Bom dia!

Hoje resolvi abrir uma nova série de posts, além da "Answering Questions" e da "Série Exemplos de Empreendedorismo", iniciarei a Série "Aprendendo com os mais velhos"

Por que esse nome? 

Porque eu aprendi que ouvindo os mais velhos aprendemos muito e, esta série será dedicada àqueles exemplos de grandes empresários e empreendedores com anos, décadas de experiência no ramo empresarial. O que podemos aprender com a sabedoria e tradição deles é grandioso e precioso. Com sua dedicação e coragem transformaram seus sonhos em realidade e junto melhoraram a vida de sua família e colaboraram na construção e desenvolvimento de suas cidades, e isso é admirável! 

Para iniciar esta série, trago o belíssimo exemplo do Sr. Dino José Dorigon, empresário da cidade de Farroupilha, Rio Grande do Sul, pioneiro do ramo moveleiro na cidade e no Estado, com mais de 70 anos de experiência. 
Trago aqui uma compilação, uma breve pesquisa, sobre o Sr. Dorigon e a sua empresa Estofados Dorigon - Sofs e Poltronas.


Ps: não há informação da data dessa publicação no site O Farroupilha, alguns dados podem estar bem desatualizados, suponho que a matéria seja de 2002 por causa de uma informação ao final.

"A história de Dino Dorigon e sua empresa, Estofados Dorigon Ltda., relaciona-se com a história do desenvolvimento do setor moveleiro de Farroupilha.    Dino nasceu em 1929, em Farroupilha. Casou-se com Aloysia, teve 3 filhos: Henrique, Marlene e André. Estudou até o 2º grau, e frequentou vários cursos e encontros empresariais nas áreas de desenvolvimento pessoal, gerenciamento e recursos humanos. Junto ao Senai, Cetemo e Movergs, também participou de atividades sobre o setor moveleiro, buscando especialização e crescimento profissional. 

Sr. Dino José Dorigon. Imagem do site O Farroupilha

Sua história começou aos 14 anos de idade na antiga Fábrica de Altares Bartelle, onde exerceu por anos a função de entalhador em madeira, aprendendo o ofício da marcenaria com seu pai, Maximiliano Dorigon. Em 1961, fundou sua empresa trabalhando com esculturas e reformas de estofados. Em meados de 1967, iniciou a produção de estofados próprios. Para facilitar a venda dos produtos surge uma pequena loja, hoje transformada na Dorigon Móveis e Decorações, com 1.200 m2 de exposição, atendendo a região e diversos pontos do estado. 

A indústria produz sofás, poltronas, sofá-camas, mesas de centro e auxiliares, comercializando seus produtos praticamente em todos os estados do Brasil, com ênfase nas regiões Sul e Sudeste. Hoje com 70 funcionários, a Dorigon orgulha-se de ter iniciado uma nova atividade econômica no município.
Dino sempre atuou nas entidades de classe, tendo sido presidente do CDL farroupilhense, membro fundador da MOVERGS, membro fundador da AFECOM (associação dos fabricantes de estofados e complementos), membro fundador da AFIMA (associação farroupilhense de fabricantes de móveis e afins) e vice-presidente da CICS de Farroupilha. Sempre buscou especialização e crescimento profissional. Sua empresa foi diversas vezes reconhecida como a mais atuante no setor.
Em 1997, Dino recebeu o troféu "O Empreendedor 97" - categoria comércio. Foi homenageado no dia 12/07/2000 na câmara de Vereadores de Farroupilha, como reconhecimento de quase 60 anos de trabalho desenvolvido em nossa cidade. Considerado por muitos como o grande mestre, Dino dirige a fábrica de estofados mais antiga do Rio Grande do Sul e orgulha-se de ter oportunizado o desenvolvimento em Farroupilha de um setor industrial bastante representativo para a economia do município.
O lema do empresário Dino Dorigon é de trabalhar com simplicidade e humildade, mantendo-se em constante aprendizado para superar os desafios e permanecer atuante no mercado.
Imagem do site O Farroupilha

No dia 04/12/2002, Dino Dorigon completou 60 anos ininterruptos de atuação na profissão de móveis, altares e estofados. Para brindar os 60 anos anos de profissão, o sr. Dino Dorigon inaugurou, no interior de sua empresa, a Praça da Paz e Reflexão, onde conta com a presença de seus colaboradores e familiares. 

Fonte: Jornal O Farroupilha


Ainda...

A empresa Estofados Dorigon está entre as 100 maiores empresas de Farroupilha, segundo o Jornal Informante.

"A marca aposta em produtos de alto padrão de qualidade, reconhecidos nos mercados nacional e internacional. Atualmente a infraestrutura da Estofados Dorigon conta com uma área de 5.879,38 m², onde são produzidos mais de 50 modelos, entre sofás e poltronas, nos estilos clássico e contemporâneo, com uma cartela que possui mais de 120 opções em revestimentos, permitindo inúmeras combinações." Fonte: Salão de Gramado recebe a Estofados Dorigon, em 2014.


"Em 04 de junho de l961 inicia a história de Estofados Dorigon, através de seu diretor Dino José Dorigon. Inicialmente operava com esculturas e reformas de estofados, passando em seguida a criar e desenvolver seus próprios modelos de sofás e poltronas. A empresa está situada em Farroupilha, na serra gaúcha, em localização privilegiada, na RSC 453 - Km 120,90 / Lateral nº 560, Bairro São Roque.Pioneira na região, é a mais antiga indústria de estofados em atividades no Rio Grande do Sul, e uma das mais antigas do país, sendo reconhecida pelo alto padrão de qualidade de seus produtos.Os estofados da Dorigon estão presentes nas melhores lojas especializadas, oferecendo conforto e beleza a seus clientes. Mediante consulta a Dorigon desenvolve projetos diferenciados para designers, construtoras, lojas e hotéis. A Dorigon produz mais de 50 modelos de sofás, poltronas, chaises e sofás-camas, nos estilos clássico e contemporâneo, com uma cartela de mais de 100 opções de revestimentos, permitindo inúmeras combinações e oferecendo estilo e requinte aos ambientes. As peças em madeira têm acabamento nos padrões tabaco, castanho e mel.Possuímos também uma loja no centro de Farroupilha, onde são comercializados os estofados de fabricação própria, além de moveis planejados, tapeçaria e artigos para decoração. Dorigon. Tradição aliada à qualidade."

Imagem do site Dorigon.com.br

Escolhi dois dos produtos que mais gostei do catálogo (disponível em dorigon.com.br) para dar um exemplo aqui do belo trabalho da empresa:



Fonte: Site da Empresa Dorigon sofás & poltronas.


Um fato interessante... "Entre o Céu e a Terra"

Em 2013, o Sr. Dorigon lançou um livro, saiba mais na matéria abaixo da Rádio Sonora:

"Dino Dorigon lança livro "Entre o Céu e a Terra"


O empresário farroupilhense Dino José Dorigon comemora a realização de mais um de seus sonhos. Muitos podem pensar que está comemoração esteja relacionada à abertura de uma nova loja ou qualquer outra ação envolvendo a área empresarial na sua cidade. Muito pelo contrário, a comemoração é pelo lançamento do livro de sua autoria, denominado "Entre o Céu e a Terra", escrito por meio de uma série de coletâneas e a partir registros produzidos que o autor foi fazendo e guardando ao longo de sua vida. 

Na última sexta-feira, 26 de abril, Dino Dorigon recebeu amigos e conhecidos para a Sessão de Autógrafos de sua obra na Loja Dorigon Móveis e Decorações. Com cada um de seus convidados, ele entregou o livro e ainda fez fotos para registrar o momento especial. 

Durante entrevista concedida à reportagem da Rádio Sonora FM, o autor de "Entre o Céu e a Terra" Dino José Dorigon contou um pouco de sua obra e como ela foi sendo organizada. Ele disse que desde criança sua curiosidade e interesse por matérias e textos sobre diversos assuntos foram sendo guardados. 

A partir disso, ele começou a escrever e organizar os textos por segmentos e partes. Dino Dorigon relata que a sua obra é um livro aberto de sua vida e, além de trazer a história de sua vida, também traz recordações de momentos históricos da cidade de Farroupilha. 
Dorigon citou a sua passagem pela Fábrica de Altares Bartelle, que foi responsável pela produção de diversos altares de Igrejas da cidade, como a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus de Farroupilha. Dino Dorigon ofereceu o livro de forma especial a sua esposa Aloísya Dorigon e a toda a sua família. Ele disse que sempre foi uma personalidade muito atuante na sociedade farroupilhense, estando presente em diversas entidades e a associações que existem no município.


Como falamos em ouvir histórias...

"Dino Dorigon, Vicente Barbizan e Ilário Flach relembram fatos e momentos que marcaram a trajetória dos 80 Anos de Farroupilha" Clique aqui para ouvir a gravação.


******************

Obrigada pela leitura. Gostou do texto? Compartilhe!